Sobre a Revista
Âmbito
methaodos.revista de ciências sociais é uma publicação científica internacional independente de periodicidade semestral (maio-novembro) em formato digital (ISSN: 2340-8413 | DOI: 10.17502) criada pelo grupo de investigação methaodos.org, associada à Área da Sociologia da Universidade Rey Juan Carlos de Madrid e co-publicado pelo Instituto de Ciências Sociais Computacionais.
A methaodos.revista de ciências sociais aceita para sua revisão e possível publicação, artigos científicos (8.500-10.000 palavras), notas de investigação (4.500-6.000 palavras) e críticas de livros (2.000 palavras) próprios do âmbito da sociologia, da comunicação e de outras áreas das ciências sociais e afins.
Avaliam-se unicamente conteúdos originais em espanhol, inglês e português não publicados anteriormente que sigam as diretrizes aceites pela comunidade científica. A revista cumpre com os critérios habituais aplicados nas publicações científicas de maior impacto internacional. Os artigos científicos são submetidos a um rigoroso processo de revisão através do método de pares cegos, de acordo com o protocolo Open Journal System.
A methaodos.revista de ciências sociais aplica um sistema de publicação contínua através do qual os artigos aceitos, notas de pesquisa e resenhas de livros são publicados online assim que o processo de produção é concluído, com atribuição imediata de volume, número e DOI.
A methaodos.revista de ciências sociais acredita na difusão livre do conhecimento científico e, para tal, associa-se a políticas de acesso aberto às informações. Publica-se abaixo o sistema de licenças Creative Commons de acordo com a modalidade “by-nc”. Neste sentido, todos os autores/as devem ceder os direitos dos artigos científicos, notas de investigação e críticas de livros publicados nesta revista para sua difusão em formato aberto, garantindo que não estão comprometidos com terceiros.
A methaodos.revista de ciências sociais não cobra taxas relativamente ao envio de trabalhos, nem cobra quaisquer quotas pela publicação dos seus artigos (APCs).
Processo de Revisão por Pares
Os artigos recebidos são submetidos a uma primeira revisão para ignorar os que não forem adequados relativamente às matérias abordadas pela methaodos.revista de ciências sociais.
A política de revisão da revista é por “cego duplo”, de modo que nem autores, nem revisores conheçam a identidade da outra parte.
O tempo máximo de revisão de um artigo é de 6 (seis) meses.
Os revisores são escolhidos entre reconhecidos profissionais da matéria abordada nos artigos, de âmbito universitário e privado, tanto nacionais como internacionais.
1. A methaodos.revista de ciências sociais publica trabalhos académicos de investigação teórica e empírica rigorosa nos âmbitos da sociologia e das ciências sociais em geral.
2. Os erros de formato e apresentação, o incumprimento das normas da revista ou a incorreção ortográfica e sintática poderão ser motivo de recusa do trabalho se o mesmo ser levado a avaliação.
3. A avaliação será realizada por pares e pelo método de “cego duplo” (double blind). Todos os trabalhos enviados para a methaodos.revista de ciências sociais serão avaliados de acordo com critérios de estrita qualidade científica.
4. Uma vez recebido um texto que cumpra com todos os requisitos formais, acusar-se-á a receção do mesmo e dar-se-á início ao seu processo de avaliação.
5. Numa primeira fase, o Conselho de Redação da methaodos.revista de ciências sociais efetuará uma revisão geral da qualidade e adequação temática do trabalho e poderá recusar diretamente sem passar para avaliação externa os trabalhos cuja qualidade seja ostensivamente baixa ou que não efetuem qualquer tipo de contribuição para os âmbitos temáticos da revista. Para esta primeira revisão, o Conselho de Redação poderá requerer a assistência, se for considerado necessário, dos membros do Conselho Consultivo.
6. Os artigos, notas de investigação e críticas de livros que superem este primeiro filtro serão enviados a dois avaliadores/as externos, especialistas na matéria ou na linha de investigação de que se trate. No caso de as avaliações serem discrepantes, o se por qualquer outro motivo que seja necessário, o Conselho de Redação poderá enviar o texto para um/a terceiro/a avaliador/a
7. Analisando os relatórios dos/as avaliadores/as, o Conselho de Redação poderá tomar uma das seguintes decisões, que serão comunicada ao/à autor/a:
- Publicável sem modificação. Os avaliadores recomendam a publicação da versão enviada em primeira instância sem alterações.
- Publicável com pequenas modificações. Os avaliadores sugerem pequenas melhorias.
- Publicável com grandes modificações. Os avaliadores sugerem mudanças profundas.
- Reenviar para revisão. Os avaliadores sugerem mudanças significativas e, adicionalmente, solicitam uma segunda rodada de revisão após a implementação pelos autores das modificações solicitadas.
- Não publicável.
8. No caso de um trabalho ser aceite para publicação, as provas de impressão deverão ser revistas pelo/a autor/a no prazo máximo de duas semanas.
9. A methaodos.revista de ciências sociais publicará anualmente a lista de todas as pessoas que realizaram avaliações anónimas, bem como as estatísticas de artigos aceites, revistos e recusados, e a duração média do prazo entre a receção de um artigo e a comunicação da decisão final ao/à seu/sua autor/a.
10. A methaodos.revista de ciências sociais poderá tornar públicas, no caso de as ter constatado, as seguintes práticas científicas condenáveis: plágio, falsificação ou invenção de dados, apropriação individual de autoria coletiva e publicação duplicada.
Política de Acesso Livre
A methaodos.revista de ciências sociais é publicada sob o sistema de licenças Creative Commons de acordo com a modalidade Reconhecimento - Não Comercial (by-nc): Permite-se a criação de obras derivadas sempre que não sejam para utilização comercial. Nem sequer se pode utilizar o original com fins comerciais.
Ciência aberta
A methaodos.revista de ciências sociais recomenda que os autores depositem o material complementar de seus trabalhos, pelo menos os dados de pesquisa subjacentes às publicações, em repositórios institucionais ou temáticos de acesso aberto federados na European Open Science Cloud (EOSC) que complementam as plataformas que o revista já utiliza para esse fim.
A methaodos.revista de ciências sociais relaciona os artigos que publica com seu material complementar depositado em repositórios públicos por meio de identificadores únicos e persistentes como o DOI.
A methaodos.revista de ciências sociais tem a plataforma methaodos.preprint, que permite divulgar a versão pré-impressa dos artigos publicados, além de permitir a revisão aberta por pares. Além disso, possui um protocolo estabelecido para a transferência de metadados para repositórios de acesso aberto e agregadores de conteúdo (Crossref Metadata Manager).
A methaodos.revista de ciências sociais publica a lista autorizada de revisores em número expirado ou, na sua falta, por períodos específicos não superiores a três anos. Veja o painel atualizado de revisores.
Princípios éticos
A methaodos.revista de ciências sociais faz suas as normas éticas do Commitee on Publication Ethics (COPE). Das mesmas são cumpridas as seguintes orientações:
A respeito dos autores
Os autores comprometem-se a respeitar a evidência empírica e a não modificar os dados originais para verificar ou refutar as hipóteses de partida. Aceitam que os trabalhos remetidos são originais e reconhecem a autoria das fontes que utilizem no estudo. Evitarão a dupla publicação dos seus trabalhos. Comprometem-se ainda a incluir no artigo todos os investigadores que tenham contribuído para a realização do estudo.
A respeito dos revisores
Os revisores realizarão apenas a sua função se forem considerados competentes na matéria recebem para avaliar. Uma vez aceite, realizarão uma revisão objetiva, técnica e de caráter construtivo do artigo, nota de investigação ou resenha. Comprometem-se a respeitar os limites temporais e a seguir as diretrizes da methaodos.revista de ciências sociais no seu trabalho.
A respeito do editor
Os editores comprometem-se a manter o anonimato em todo o processo editorial pelo qual são os máximos responsáveis. Velarão pela integridade intelectual do processo. Tentarão evitar todo o tipo de conflitos de interesse.
Política sobre o uso de inteligência artificial (IA)
methaodos.revista de ciências sociais está comprometida com a integridade científica e a transparência na utilização da inteligência artificial (IA). Para garantir que estes princípios são mantidos, foram estabelecidas orientações específicas para autores, revisores e editores sobre a utilização adequada de ferramentas de IA..
Princípios gerais
De acordo com as diretrizes da Declaração do Comité de Ética em Publicações (COPE), as ferramentas de IA não podem cumprir os critérios de autoria, uma vez que não podem assumir a responsabilidade pelo conteúdo científico. Além disso, não podem gerir conflitos de interesses, direitos de autor ou tomar decisões éticas.
Utilização de IA pelos autores
Os autores devem declarar explicitamente a utilização de quaisquer ferramentas de IA em artigos científicos, notas de investigação e recensões de livros submetidos à methaodos.revista de ciências sociais. É essencial indicar o software utilizado, as ferramentas aplicadas e as secções específicas do manuscrito em que foram utilizadas. Além disso, os autores são responsáveis pela originalidade do conteúdo gerado ou assistido por IA e devem garantir que a sua utilização não envolve preconceitos ou erros.
Utilização de IA na revisão por pares
Caso os revisores utilizem a IA como ferramenta complementar na avaliação de artigos científicos, notas de investigação e recensões de livros, deverão declarar expressamente a sua utilização nos relatórios de revisão. Em qualquer caso, a análise crítica e a avaliação final dos revisores são insubstituíveis.
Utilização de IA pela equipa editorial
A equipa editorial da methaodos.revista de ciências sociais pode utilizar a IA nos seus sistemas antiplágio ou nos processos de edição e paginação de manuscritos, mas sempre sob rigorosa supervisão humana.
Ética no uso da IA
methaodos.revista de ciências sociais não permite, em caso algum, a utilização de IA para facilitar a manipulação de dados, plágio ou violações de propriedade intelectual. Qualquer utilização indevida de IA, intencional ou não, será tratada de acordo com as políticas do COPE e resultará na exclusão dos manuscritos e dos seus autores.
Práticas editoriais sobre igualdade de gênero
A methaodos.revista de ciências sociais promove a igualdade de gênero por meio de práticas editoriais inclusivas. Mantém uma composição equilibrada em sua equipe editorial (50% mulheres e 50% homens) e em seu painel de revisores (55% mulheres e 45% homens). Inclua o nome completo dos autores em todos os trabalhos publicados. Além disso, possui protocolos específicos para evitar qualquer prática discriminatória com base no sexo, gênero ou orientação sexual, tanto na organização interna da publicação como na gestão do fluxo editorial.
A methaodos.revista de ciências sociais recomenda o uso de linguagem inclusiva e não sexista seguindo as orientações de estilo disponíveis neste link.
A methaodos.revista de ciências sociais está altamente envolvida na divulgação de conteúdo científico de alto impacto que aborda esse problema, conforme demonstrado pela publicação de um número monográfico sobre Gênero e Diversidade Sexual em 2019 (v. 7, n. 1) e outro sobre Violência sistêmica e gênero em 2022 (v. 10, n.1).
Estadísticas editoriais por sexo/género
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
2022 |
2023 |
2024 |
||
Artigos publicados |
10 |
20 |
20 |
24 |
24 |
21 |
20 |
20 |
21 |
29 |
33 |
17 |
|
Tema sexo/género |
0 |
2 |
3 |
3 |
0 |
0 |
13 |
1 |
0 |
10 |
5 |
0 |
|
% Tema sexo/género |
0,00 |
10,00 |
15,00 |
12,50 |
0,00 |
0,00 |
65,00 |
5,00 |
0,00 |
34,48 |
15,15 |
0,00 |
|
Autores e autoras |
16 |
27 |
30 |
30 |
40 |
30 |
29 |
30 |
37 |
49 |
72 |
37 |
|
Autores |
11 |
18 |
14 |
20 |
21 |
15 |
19 |
11 |
21 |
21 |
40 |
16 |
|
% autores |
68,75 |
66,67 |
46,67 |
66,67 |
52,50 |
50,00 |
65,52 |
36,67 |
56,76 |
42,86 |
55,56 |
43,24 |
|
Autoras |
5 |
9 |
16 |
10 |
19 |
15 |
10 |
19 |
16 |
28 |
32 |
21 |
|
% autoras |
31,25 |
33,33 |
53,33 |
33,33 |
47,50 |
50,00 |
34,48 |
63,33 |
43,24 |
57,14 |
44,44 |
56,76 |
|
Artigos de autores únicos |
6 |
8 |
8 |
11 |
5 |
7 |
9 |
7 |
6 |
4 |
4 |
3 |
|
% autores únicos |
60,00 |
40,00 |
40,00 |
45,83 |
20,83 |
33,33 |
45,00 |
35,00 |
28,57 |
13,79 |
12,12 |
17,65 |
|
Artigos de autoras únicas |
0 |
6 |
5 |
7 |
10 |
8 |
5 |
5 |
7 |
9 |
4 |
4 |
|
% autoras únicas |
0,00 |
30,00 |
25,00 |
29,17 |
41,67 |
38,10 |
25,00 |
25,00 |
33,33 |
31,03 |
12,12 |
23,53 |
|
Co-autoria e 1er autor masculino |
3 |
5 |
2 |
4 |
4 |
3 |
5 |
4 |
4 |
4 |
15 |
4 |
|
% coautoria e 1er autor masculino |
30,00 |
25,00 |
10,00 |
16,67 |
16,67 |
14,29 |
25,00 |
20,00 |
19,05 |
13,79 |
45,45 |
23,53 |
|
Coautoria e 1ª autora feminina |
1 |
1 |
5 |
2 |
5 |
3 |
1 |
4 |
4 |
12 |
10 |
6 |
|
% coautoria e 1ª autora feminina |
10,00 |
5,00 |
25,00 |
8,33 |
20,83 |
14,29 |
5,00 |
20,00 |
19,05 |
41,38 |
30,30 |
35,29 |
|
Revisores y revisoras |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
117 |
93 |
|
Revisores |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
61 |
53 |
|
% revisores |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
52,14 |
56,99 |
|
Revisoras |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
56 |
40 |
|
% revisoras |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
47,86 |
43,01 |
Os dados incluem artigos e notas de investigação. Os editoriais e as recensões de livros não são contabilizados. Desde 2023, são também apresentados dados dos revisores desagregados por sexo/género.
A política anti-plágio
A methaodos.revista de ciências sociais submete os textos recebidos a uma revisão anti plágio através do serviço Similarity Check da Crossref com tecnologia iThenticate a fim de garantir a sua originalidade. A ferramenta anti-plágio opera automaticamente quando a submissão de qualquer artigo, nota de pesquisa ou revisão bibliográfica é formalizada na plataforma da revista. Se a semelhança detectada for igual ou superior a 20% excluindo as referências bibliográficas, os editores rejeitam a submissão, informando os autores e fornecendo o relatório correspondente.
Arquivo Política
A methaodos.revista de ciências sociais está associada a PORTICO como fornecedor de arquivo a longo prazo da organização. Todas as edições da revista e seu conteúdo correspondente são encaminhados ao PORTICO via FTP dentro de um período não superior a 24 horas após sua publicação.
A respeito das políticas de Auto arquivo, a methaodos.revista de ciências sociais permite que o autor possa arquivar o pós-print (por exemplo, a versão final posterior à revisão por pares) ou a versão de editor/PDF. Em consequência disso, a methaodos.revista de ciências sociais é uma revista de cor azul Romeo.
Indexação
ESCI-Clarivate Analytics (Web of Science Core Collection), Sello Calidad FECYT, Latindex, DOAJ, Redalyc, ISA-International Sociological Association, ISOC, Dulcinea, Recolecta, ULRICH's, ERIHPLUS, Dialnet, CIRC, MIAR, Paperity, SHERPA/RoMEO, OCLC WorldCat, ProQuest, EBSCO, CARHUS Plus, REDIB, CAPES, ZDB, CiteFactor, COPAC, COPAC, BNE.
Monografias e números extraordinários
O equipa editorial de methaodos.revista de ciências sociais aceita para sua avaliação propostas de questões monográficas e extraordinárias centradas em tópicos do campo das ciências sociais. Pesquisadores interessados em coordenar um desses números devem encaminhar sua proposta ao director da revista.
Protocolo de Interoperabilidade
methaodos.revista de ciências sociais utiliza o protocolo Open Archive Initiative for Metadata Harvesting (OAI-PMH) para facilitar a disseminação eficiente de seu conteúdo científico na Internet: https://www.methaodos.org/revista-methaodos/index.php/methaodos/oai
Estatísticas de gerenciamento editorial
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
2022 |
2023 |
2024 |
||
Artigos recebidos |
15 |
34 |
38 |
52 |
61 |
59 |
65 |
72 |
81 |
93 |
98 |
58 |
|
Artigos publicados |
10 |
20 |
20 |
24 |
24 |
21 |
20 |
20 |
21 |
29 |
33 |
17 |
|
% aceitação |
66,67 |
58,82 |
52,63 |
46,15 |
39,34 |
35,59 |
30,77 |
27,78 |
25,93 |
31,18 |
33,67 |
29,31 |
|
% rejeição |
33,33 |
41,18 |
47,37 |
53,85 |
60,66 |
64,41 |
69,23 |
72,22 |
74,07 |
68,82 |
66,33 |
70,69 |
|
Tempo médio revisão (dias) |
35 |
48 |
68 |
34 |
49 |
57 |
59 |
61 |
48 |
42 |
56 |
71 |
|
Tempo médio publicação (dias) |
25 |
32 |
29 |
45 |
36 |
27 |
28 |
20 |
26 |
23 |
12 |
15 |
Os dados incluem artigos e notas de pesquisa. Editoriais e resenhas de livros não são contados. Desde junho de 2020, estão disponíveis estatísticas de descarga e métricas alternativas acedendo a cada conteúdo.
Financiamento e patrocínios
methaodos.revista de ciencias sociales se financia única y exclusivamente con recursos generados por los proyectos de investigación competitivos que desarrolla el grupo de investigación methaodos.org. Não cobra taxas relativamente ao envio de trabalhos, nem cobra quaisquer quotas pela publicação dos seus artigos (APCs).
Desde el 29 de mayo de 2018 methaodos.revista de ciencias sociales recibe también fondos de la Facultad de Ciencias de la Comunicación de la Universidad Rey Juan Carlos.