Os autores/as que enviem trabalhos para sua possível publicação na methaodos.revista de ciências sociais deverão verificar, previamente, que o texto enviado cumpre escrupulosamente as seguintes normas:
1. Os trabalhos enviados serão redigidos em espanhol, inglês ou em português.
2. Aceitar-se-ão três tipos de trabalhos:
- Artigos: serão trabalhos teóricos ou empíricos originais, completos e desenvolvidos.
- Notas de investigação: consistirão num conjunto de textos breves que discutam um artigo, livro ou trabalho de especial interesse para as ciências sociais.
- Críticas de livros: serão textos breves que comentem e informem criticamente sobre um livro ou monografia recentemente publicados no âmbito das ciências sociais.
3. Os trabalhos enviar-se-ão em formato Microsoft Word (.doc / .docx) através da página web da revista. Não se aceitará qualquer outro meio de envio nem se realizará qualquer tipo de correspondência sobre os originais não enviados através do portal ou em outros formatos.
4. Os elementos não textuais (tabelas, quadros, mapas, gráficos, ilustrações, etc.) que contenha o trabalho aparecerão inseridos no local do texto a que correspondam. Para além disso, entregar-se-ão, separadamente, como arquivo adicional, os gráficos editáveis em formato OpenOffice Calc (ods) ou Microsoft Excel (xls) e os mapas, ilustrações ou imagens nos formatos jpeg ou tif a 300 ppp. Todos serão numerados e titulados, especificar-se-á a sua fonte e far-se-á referência explícita aos mesmos no texto. Recomenda-se limitar o número máximo desses elementos não textuais a 6.
5. Os trabalhos enviados serão inéditos e não se poderão submeter à consideração de outras revistas enquanto estiverem em processo de avaliação na methaodos.revista de ciências sociais. Excecionalmente, e por razões de interesse científico ou de divulgação de contribuições especialmente notórias, o Conselho de Redação da methaodos.revista de ciências sociais poderá decidir a publicação de um texto já publicado.
6. Os artigos, notas de investigação e críticas de livros serão precedidos de uma folha de rosto na qual se especificarão as seguintes informações:
- Título, em espanhol o em português e em inglês.
- Nome do(s) autor(es) ou autora(s). Como objetivo de facilitar a inclusão de artigos e citações em bases de dados científicas, recomenda-se a consulta da “Proposta de manual de ajuda aos investigadores espanhóis para a normalização do nome de autores/as e instituições nas publicações científicas”.
- Afiliação institucional: universidade ou centro, departamento ou unidade, cidade e país.
- Endereço de correo eletrônico institucional. Toda a correspondência será enviada para este endereço de correio eletrónico. No caso de artigos de autoria múltipla, dever-se-á especificar a pessoa que manterá a correspondência com a revista.
- Breve nota biográfica (entre 80 e 100 palavras) na qual se especifiquem os títulos mais altos obtidos (e de que universidade), a posição atual e as principais linhas de investigação. A methaodos.revista de ciências sociais poderá publicar esta nota biográfica como complemento da informação dos artigos.
- Os autores devem indicar os critérios escolhidos para decidir a ordem de assinatura e especificar a contribuição específica de cada um deles na proposta de artigo, nota de pesquisa ou resenha do livro, seguindo a taxonomía CRediT.
- O autor deve indicar, caso existam, as agências de fomento e os códigos dos projetos no âmbito dos quais foi desenvolvida a pesquisa que deu origem à publicação.
- Agradecimentos (se aplicável).
- Conflito de interesse: se houver conflito de interesse, você deve declará-lo no momento da submissão do artigo, para que o editor decida como proceder.
- Declaração de disponibilização de dados: caso queira indicar ao leitor o local onde os dados de pesquisa associados a um artigo estão disponíveis e em que condições podem ser acessados.
7. O texto dos artigos e as notas de investigação serão precedidos de um resumo de 200 palavras (não exporá clara e concisamente os objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões do trabalho) e de cinco palavras chave ordenadas alfabeticamente (não incluídas no título, e que deverão ser termos aceites internacionalmente nas disciplinas científico-sociais e/ou expressões habituais de classificação bibliométrica). Se o texto estiver escrito em espanhol ou em português adicionar-se-á o resumo (abstract) e as palavras chave (keywords) em inglês. Para além disso, após as palavras chave, dever-se-á incorporar um sumário no idioma de redação do trabalho que relacione todos e cada um dos pontos que integram o documento.
8. O texto dos artigos deverá ser enviado anonimizado: suprimir-se-ão (sob o nome *anônimo*) todas as citações, agradecimentos, referências e demais alusões que possam permitir, direta ou indiretamente, a identificação do autor/a. A redação da methaodos.revista de ciências sociais assegurar-se-á de que os textos cumprem com esta condição. Se o artigo for aceite para publicação, enviar-se-á então a versão não anonimizada para a revista, no caso de diferir da já enviada.
9. Os artigos terão uma extensão entre 8.500-10.000 palavras, incluindo título, resumos, palavras-chave, notas de rodapé, gráficos, tabelas e bibliografia. Só excecionalmente, se a methaodos.revista de ciências sociais considera que existem razões justificadas pelo interesse científico do trabalho, poder-se-á exceder este limite.
10. As notas de investigação constarão de textos de uma extensão máxima entre 4.500-6.000 palavras., incluindo título, resumos, palavras chave, notas de rodapé, gráficos, tabelas e bibliografia.
11. As críticas de livros terão uma extensão máxima de 2.000 palavras e, no seu início, especificar-se-ão os seguintes dados da obra revista: autor/a, título, local de publicação, editorial, ano de publicação e número de páginas. Também deve ser incluído um resumo de no máximo 100 palavras, nome e sobrenome, afiliação institucional e endereço de e-mail do autor da resenha.
12. Excepcionalmente, o Conselho Editorial pode concordar em ativar a seção Tendências para disseminar conteúdo de especial relevância social e interesse público na forma de artigos curtos, relatórios técnicos ou ensaios.
13. Os artigos e notas de investigação seguirão, de forma preferencial, a estrutura IMRyD (introdução, metodologia, resultados e discussão), seguida das referências bibliográficas. Variações desta fórmula serão aceitas, desde que respeitado seu significado.
14. O formato do texto deverá respeitar as seguintes normas:
- Tipo e tamanho de letra: Times New Roman com tamanho 12, interlineação dupla e margens esquerda e direita de 3 cm e superior e inferior de 2,5 cm.
- O texto não possuir tabulações nem tão pouco estar justificado.
- Texto e notas de rodapé com espaçamento simples, também sem justificar.
- As notas terão de ser numeradas consecutivamente no rodapé da página correspondente e no final do texto. Recomenda-se a redução da sua utilização ao máximo e que essa mesma utilização seja explicativa e nunca de citação bibliográfica.
- As páginas serão numeradas em rodapé a partir da página do resumo, começando com o número 1 (a folha de rosto com os dados do/a autor/a não será enumerada).
- As secções ou pontos do texto enumerar-se-ão e colocar-se-ão em títulos em minúsculas e a negrito.
15. As citações deverão respeitar as Normas APA Sétima Edição, que podem ser amplamente consultadas nos seguintes links em espanhol, inglês e portugues:
- As citações aparecerão no corpo do texto e evitar-se-á a utilização denotas de rodapé cuja única função seja bibliográfica. De qualquer forma, recomenda-se limitar o número máximo de notas de rodapé para esse fim a 5.
- Citar-se-á, entre parêntesis, incluindo o apelido do/a autor/a, o ano e a página ou páginas citadas; por exemplo, (Jackson, 2019, p. 20).
- Quando em duas obras do mesmo autor coincida o ano, distinguir-se-ão com letras maiúsculas após o ano; por exemplo, (Jackson, 2019a, p. 101).
- Se os autores/as forem dois, citar-se-ão os dois apelidos unidos por “e”: (Bowles y Gintis, 2005); quando os autores/as forem mais do que dois, citar-se-á o apelido do primeiro autor seguido de “et al.” (Bowles et al., 2005), no entanto, na referência da bibliografia final poder-se-ão indicar todos os autores/as.
- As citações literais estarão entre aspas e seguidas da correspondente referência entre parêntesis, que incluirá obrigatoriamente as páginas citadas; se ultrapassar quatro linhas, transcrever-se-ão separadamente do texto principal, sem colocar entre aspas, com maior tabulação e menor tamanho de letra.
16. A lista completa de referências bibliográficas situar-se-á no final do texto, sob a epígrafe “Referências Bibliográficas”. As referências serão redigidas de acordo com as seguintes normas e sempre com tabulação francesa:
- Incluir-se-ão os trabalhos que tenham sido citados no texto e todos os trabalhos citados deverão ser referenciados na lista final.
- A ordem será alfabética de acordo com o apelido do/a autor/a. No caso de várias referências de um/a mesmo/a autor/a, ordenar-se-ão cronologicamente de acordo como ano. Primeiro, incluir-se-ão as referências do/a autor/a singularmente, em segundo lugar as obras compiladas pelo autor/a e em terceiro lugar as do/a autor/acom outros coautores/as.
- O formato das referências deverá respeitar as seguintes normas:
Livros: sobrenome do autor, inicial (es) do nome do autor, ano entre parênteses, título em itálico e editora, conforme exemplos a seguir:
King, G., Keohane, R. O., y Verba, S. (1994). Designing Social Inquiry. Scientific Inference in Qualitative Research. Princeton University Press.
Jackson, L. M. (2019). The psychology of prejudice: From attitudes to social action (2ª ed.). American Psychological Association.
Touraine, A. (1973). La sociedad postindustrial. Ariel.
Yotopoulos, P. A., y Romano, D. Eds. (2007). The Asymmetries of Globalization. Routledge.
Se desejar fazer constar a edição ou a série de livros na qual está incluído o volume citado, far-se-á entre parêntesis após o editorial.
Capítulos de livros: sobrenome do autor, inicial (is) do autor, ano entre parênteses, título do capítulo, “In”, autor do livro, título do livro em itálico, páginas e editora. Por exemplo::
Dillard, J. P. (2020). Currents in the study of persuasion. En M. B. Oliver, A. A. Raney, y J. Bryant (Eds.), Media effects: Advances in theory and research (pp. 115-129). Routledge.
Artigos de revista: sobrenome do autor, inicial(is) do nome do autor, ano entre parênteses, título do artigo, título do periódico em itálico, volume em itálico, número entre parênteses e páginas, conforme os exemplos a seguir:
Grady, J. S., Her, M., Moreno, G., Perez, C., y Yelinek, J. (2019). Emotions in storybooks: A comparison of storybooks that represent ethnic and racial groups in the United States. Psychology of Popular Media Culture, 8(3), 207-217.
Tomlinson, J. (1996). Cultural globalization: placing and displacing the West”. The European Journal of Development Research, 8(2): 22-35.
Cuando los artículos tengan DOI, deberán incluirlo al final de la referencia. Véase el ejemplo:
Ward, P. R. (2020). A sociology of the Covid-19 pandemic: A commentary and research agenda for sociologists. Journal of Sociology, 56(4), 726-735. https://doi.org/10.1177/1440783320939682
Para procurar os DOIS, poderá utilizar a seguinte ferramenta: http://search.crossref.org/references
Publicações eletrónicas sem DOI:
Sobrenome do autor, inicial (is) do nome do autor, ano entre parênteses, título do artigo, título do periódico em itálico; se houver volume em itálico, número entre parênteses, data de acesso e URL de recuperação de dados, por exemplo:
Stein, M. B., y Taylor, C. T. (2019). Approach to treating social anxiety disorder in adults. UpToDate. Recuperado el 13 de septiembre de 2019, de: https://www.uptodate.com/contents/approach-to-treating-social-anxiety-disorder-in-adults
Quando se deseja incluir a tradução de uma obra estrangeira que se esteja a citar, far-se-á a introdução utilizando o seguinte formato:
Freund, J. (1968). The Sociology of Max Weber. Random House Inc. [Sociología de Max Weber ]. Península, 1986.
Se se está a citar a edição de uma obra e se se desejar incluir o ano da edição original se proceder-se-á do seguinte modo:
Weber, M. (1995). Biografía de Max Weber. FCE. (Original publicado em 1926).
17. A bibliografia não ultrapassará as quarenta (40) referências rigorosamente adaptadas ao formato indicado. Devem ser referências atuais, principalmente dos últimos cinco anos, e compostas principalmente por artigos de revistas científicas nacionais e internacionais de alto impacto. O limite máximo de autocitações é de três (3).
18. methaodos.revista de ciências sociais recomenda que os autores/as usem linguagem inclusiva.
19. methaodos.revista de ciências sociais recomenda o depósito de dados de pesquisa em repositórios de prestígio e de acesso aberto, que atendam aos critérios FAIR (Findable, Accesible, Interoperable, Reusable). Para isso, o depósito de dados será registrado no artigo e deverá ser feita uma descrição dos mesmos, o nome do repositório escolhido, o endereço onde podem ser obtidos, e sua licença de uso e distribuição. Essas informações devem constar no final do artigo, imediatamente após a lista bibliográfica, sob o título “Disponibilidade dos dados depositados”. Da mesma forma, deve-se informar se os dados de origem da pesquisa levam em consideração a variável sexo, a fim de permitir a identificação de possíveis diferenças.